Umidade dentro de casa é um problema comum em muitos lares, podendo provocar danos nas paredes e no teto. Quando não há ventilação adequada, o tempo faz com que fungos. E a exposição a ambientes em tais condições costuma causar problemas que podem ir de congestão nasal a coceira nos olhos ou na pele. Felizmente, existe uma forma natural de controlar o nível de umidade em casa: as plantas para ambientes internos.
Essa é uma planta trepadeira que costuma ser cultivada em vasos pendurados quando a intenção é que ela não grude às paredes. É do litoral atlântico europeu, sendo que seu habitat natural são os bosques úmidos e temperados.
O lírio-da-paz, cujo nome científico é Spathiphyllum, é uma planta tropical originária de determinadas áreas da América. Ela não baixas temperaturas, por isso costuma ser mantida em ambientes internos. Exige regas, aproximadamente, semanais e não requer muita iluminação, sendo uma boa aposta, por exemplo, para cômodos que recebem poucas horas de luz. Se dá bem em banheiros.
Planta herbácea de pequeno porte, o clorofito também é capaz de absorver a umidade do ambiente. eliminar as toxinas comumente encontradas no ar, assim como formaldeído e xileno.
Em ambientes internos, a planta precisa de meia-luz: na sombra pode acabar perdendo a característica faixa branca, enquanto a exposição ao sol representa risco de queimaduras. Tolera bem a escassez de água, já que armazena o líquido em seu grosso sistema radicular. No verão, porém, é preciso aumentar a frequência de rega. Trata-se de uma planta excelente para sobre uma banheira.
Como toda planta
A Nephrolepis exaltata é uma conhecida planta de ambientes internos, frequentemente mantida em vasos pendurados. Ela locais úmidos e com sombra, mas dentro de casa responde melhor à luz filtrada brilhante. Outra característica importante é que, além de contar com propriedades desumidificadoras, a planta
Essa incrível planta aromática é excelente para absorver umidade. Sua capacidade de em ambientes e solos úmidos faz dela uma ótima opção para ter em jardins, na cozinha, no banheiro ou em outro local fresco. De forma geral, a menta tolera uma ampla gama de condições, podendo ser cultivada sob luz solar direta. Ela cresce durante todo o ano e pode ser usada na culinária, além de servir para infusões.
Oriundas do Brasil e do Peru, elas são conhecidas como plantas caseiras e decorativas, sendo que determinados tipos são chamados de calateia-zebra e maranta-pavão.
Por ser uma planta de selva, de muita umidade para imitar seu habitat natural. Em condições de amplidão, podem chegar a atingir um metro de altura, com folhas largas. É uma planta de crescimento lento; ao atingir sua altura máxima, para de crescer. É para ficar no banheiro.
Essas plantas com belíssimas flores também ajudam a a umidade em casa. Como tem raízes que não ficam no chão, elas absorvem os nutrientes do ar à sua volta. Além disso, algumas delas possuem pseudobulbos, que atuam armazenando água e possibilitando que a planta encare melhor condições de escassez. Uma boa ideia pode ser colocá-las no banheiro.
Uma ótima opção para ajudar a a umidade e manter o mofo longe de casa, sobretudo dos banheiros, já que absorvem a umidade por meio das folhas. Entre as variedades para se considerar estão a areca-bambu, a palmeira-fênix e a palmeira-leque.
Nativa da África Ocidental, Tanzânia e Zâmbia, essa planta costuma com flores em tons de branco que soltam intensa fragrância quanto madura. É daí, aliás, que vem o nome científico da espécie:
Uma das propriedades mais benéficas da planta é sua capacidade de limpar e purificar o ar, livrando-o de determinadas substâncias químicas prejudiciais. Além, é claro de absorver umidade.
E você, tem o hábito de manter plantas no banheiro para absorver a umidade ou até mesmo com fins de decoração? Já sabia que plantas são capazes de combater mofo? Adoraríamos se você publicasse uma foto das suas plantas com seu comentário!