Em “Terra e Paixão”, Irene (Gloria Pires) enfrentará um processo de divórcio tumultuado com Antônio (Tony Ramos), mas sairá dessa situação com uma considerável quantia em mãos, proporcionando-lhe um novo começo.
Segundo o resumo oficial da novela, a vilã adquirirá a residência de Graça (Agatha Moreira) e passará a residir no local ao lado de Danielzinho, envolvendo toda a família do bebê em seu novo lar.
Inicialmente, Irene relutará em aceitar a proposta de partilha de bens apresentada por Silvério (Samir Murad).
No entanto, após o retorno de Petra (Débora Ozório) da clínica, esta conseguirá convencê-la a firmar um acordo com o fazendeiro. A antagonista, então, deixará a mansão no capítulo programado para ir ao ar em 14 de novembro.
Ao testemunhar sua saída, Angelina (Inez Viana) não perderá a oportunidade de provocá-la.
Entretanto, Irene responderá com ameaças: “Estou indo, mas eu volto, Angelina. E quando eu colocar os meus pés aqui novamente, é bom que você esteja preparada. Porque eu vou ser o seu pior pesadelo”, disparará.
Com os recursos provenientes do divórcio, Irene procurará um novo local para residir. Ela, então, proporá a Gladys (Leona Cavalli) a compra de sua casa, estabelecendo a condição de que Danielzinho permaneça no local, vivendo com ela.
No desfecho, toda a família de Graça se mudará para a mansão de Irene, permitindo que a vilã concretize seu desejo de estar próxima do bebê mais uma vez.