Flash news
Fertilizante de levedura para orquídeas: eis uma receita caseira de fertilizante natural para orquídeas que funciona bem
16/11/2023

As orquídeas são, na sua maioria, plantas que não crescem no solo. Assim, coloca-se a questão da eficácia da fertilização com todos os tipos de produtos domésticos, como café, leite ou bananas cortadas. Os especialistas dizem que um bom fertilizante natural deve ser à base de água, sem sólidos e bem fermentado para uma absorção imediata dos nutrientes. Saiba que é um mito colocar café ou cascas de ovos no vaso da sua orquídea. Ela não será capaz de absorver esses nutrientes, pois é uma flor muito especial. A versão natural e muito mais eficaz é o adubo de levedura para orquídeas. A levedura é o fertilizante natural mais eficaz que contém muitas vitaminas B. O equilíbrio perfeito destas substâncias promove o crescimento das raízes das plantas, tornando-as mais fortes e fáceis de transplantar.

Qual é um bom fertilizante natural para orquídeas?

A fertilização natural é um pouco mais complicada do que simplesmente deitar matéria orgânica no solo das plantas. É necessário um ecossistema holístico com comunidades saudáveis de microrganismos, a temperatura, a humidade e o tempo adequados para decompor as grandes moléculas de nutrientes da matéria orgânica em moléculas químicas mais pequenas antes de poderem ser absorvidas pelas raízes das plantas. O princípio da fertilização orgânica é alimentar o solo e não as plantas. Os micróbios do solo podem levar de três semanas a alguns meses para metabolizar as grandes moléculas de matéria orgânica, como as proteínas, em moléculas mais pequenas. Mas como as orquídeas não crescem no solo, a maneira de fertilizar naturalmente as orquídeas epífitas não deve ter como objetivo alimentar o solo para a sua libertação. Pelo contrário, é necessária uma libertação imediata de nutrientes. Além disso, o que torna a fertilização natural mais difícil para os cultivadores de orquídeas é a abordagem de que a maioria das orquídeas são cultivadas dentro de casa e não são naturais ao seu habitat original. Isto inclui:

Cultivo de orquídeas em vaso
Cultivo de orquídeas no interior
Cultivo de orquídeas num meio de musgo e casca de árvore
lavar ou molhar periodicamente as orquídeas para evitar a acumulação de sal nas raízes
mudar de ambiente de 2 em 2 anos para evitar a decomposição e o apodrecimento das raízes
Fertilizante de levedura para orquídeas: a receita

Um bom fertilizante natural adequado para o cultivo de orquídeas no interior deve ser à base de água para facilitar a rápida libertação de nutrientes. Siga estas notas para preparar a receita do molho de levedura:

1 kg de levedura diluída em 5 litros de água
Diluir a solução com água numa proporção de 1: 10 antes de utilizar.
Se tiver levedura seca em vez da levedura habitual:

Contar 10 gramas por 10 litros de água morna
Adicione duas colheres de sopa de açúcar
Deixar a mistura repousar durante algumas horas.
Regra geral, esta solução é utilizada para regar canteiros de flores, legumes, árvores de fruto e arbustos de bagas e orquídeas.
Mitos sobre os fertilizantes naturais para orquídeas

Não há nada de errado em fertilizar as plantas naturalmente, pois os fertilizantes naturais funcionam bem para as plantas. Mas muitas pessoas fazem-no parecer demasiado simplista. A seguir, vou falar-vos dos problemas com alguns dos mitos destes fertilizantes naturais geralmente recomendados para evitar erros na manutenção das orquídeas.

Café: A utilização do café para fertilizar as orquídeas é um dos principais mitos. O café funciona bem como fertilizante para plantas de jardim com terra. Mas não para as orquídeas de interior. As borras de café são boas para as plantas de interior? Especialmente para fertilizar orquídeas, isto coloca vários problemas. Pode obstruir o meio de espuma, reduzindo o fluxo de ar para as raízes e aumentando assim o risco de apodrecimento das mesmas. Além disso, as borras de café demoram muito tempo até que as proteínas sejam decompostas pelos micróbios e libertem o seu azoto para absorção pelas raízes. Mais uma vez, as orquídeas epífitas não crescem no solo, pelo que é questionável se existem micróbios suficientes, se é que existem, à volta das raízes para decompor o azoto. A borra de café também pode atrair mosquitos e pragas em decomposição.

Cascas de ovos: Há recomendações para cozinhar cascas de ovos, triturá-las até ficarem em pó e depois pulverizá-las sobre as folhas das orquídeas ou aplicá-las diretamente sobre o substrato. A alegação é que as cascas de ovos queimadas fornecem fosfato de cálcio às orquídeas. O problema é muito semelhante ao da borra de café. O pó de casca de ovo pode obstruir o meio da orquídea, reduzindo o fluxo de ar para as raízes. E aplicar pó de casca de ovo nas folhas não funciona, porque a molécula de proteína é demasiado grande para passar pelos pequenos poros das folhas. Portanto, cuidado com os mitos.