5 erros comuns que NUNCA devem ser cometidos com amaciador de roupa
08/02/2024

PUBLICIDADE

Devido à sua toxicidade para a saúde e o meio ambiente, teríamos mais inclinação para dizer que o maior erro é simplesmente usar amaciante! No entanto, esse produto versátil é essencial na lavanderia de muitas pessoas para perfumar roupas, remover eletricidade estática ou até salvar uma blusa encolhida. No entanto, algumas utilizações muito comuns do amaciante podem ser prejudiciais, correndo o risco de arruinar suas roupas favoritas ou a roupa de cama se usado incorretamente. Neste artigo, vamos analisar os erros a evitar com o seu amaciante.
Erro 1: Usar amaciante em toalhas

Pode ser tentador usar amaciante nessas toalhas, já que nunca é agradável ter a sensação de se secar com papel lixa! O problema é que, embora este produto possa garantir toalhas macias e felpudas, também pode reduzir drasticamente sua capacidade de absorção. Para garantir uma boa absorção, algumas pessoas recorrem à secadora. No entanto, este aparelho consome muita energia e nem todas as casas podem se dar ao luxo de ter e operar uma.

PUBLICIDADE

A melhor alternativa econômica, muito eficaz e ecológica para amaciar as toalhas é usar vinagre branco, bicarbonato de sódio ou até glicerina vegetal. Em resumo, é melhor optar por uma receita de amaciante caseiro para evitar sobrecarregar as fibras desnecessariamente. E acima de tudo, não sobrecarregue muito as toalhas na máquina de lavar: o atrito as torna muito rígidas!

Erro 2: Usar amaciante em roupas de bebê

Este produto deve ser evitado em roupas de bebê por várias razões. Primeiro, saiba que as roupas dos pequenos são frequentemente feitas com materiais retardadores de chamas. No entanto, o uso do amaciante torna-os menos eficazes e, portanto, mais inflamáveis. Além dessa consideração relacionada à segurança, lembre-se de que este produto amaciante é altamente alergênico e irritante. Como a pele dos bebês é particularmente delicada, este produto pode causar irritações cutâneas graves. Para as roupas do seu bebê, assim como para as que estarão em contato com ele (camisetas, blusas, etc.), sempre prefira um sabão muito suave, especial e sem perfume, complementado com uma lavagem suave na máquina de lavar.

PUBLICIDADE

Erro 3: Amaciar certos tecidos

Como mencionado anteriormente, o amaciante pode arruinar alguns tecidos. Além de toalhas e roupas inflamáveis, o amaciante é incompatível com microfibra, roupas esportivas e itens resistentes à água, que se tornam menos absorventes. Ele também não combina bem com tecidos sintéticos (poliéster, elastano, nylon, poliuretano, etc.) porque os faz mofar. Além dessas evidências, há uma série de roupas incompatíveis com o uso de amaciante: veludo, tecidos de chenille, tecido atoalhado, linho ou moletons. Quanto à lã, mohair e caxemira, assim como itens recheados com penas, eles perdem sua textura felpuda, ficam mais pesados e oferecem menos proteção contra o calor com fibras revestidas de amaciante.

Se estiver em dúvida, verifique a etiqueta da roupa.

PUBLICIDADE

Erro 4: Usar excesso de amaciante

Demais é demais! Além de poluir a água, o excesso de amaciante favorece alergias e irritações na pele. Além disso, há o risco de manchas. De fato, um excesso de detergente pode deixar manchas azuis ou marrons nas roupas. Portanto, mesmo que queira deixar um bom cheiro nas roupas, siga cuidadosamente as instruções quanto às doses. O produto geralmente é potente o suficiente para funcionar bem sem exagerar! Além disso, controlar as doses economizará dinheiro.

Erro 5: Despejar o líquido diretamente nas roupas

Ao contrário dos removedores de manchas, o amaciante é usado exclusivamente na máquina, despejado no compartimento designado para isso. Além de ser inútil, a aplicação direta nas roupas deixa manchas gordurosas e cerosas muito difíceis de remover. Esta é também a razão pela qual é essencial não abusar das doses usadas e não sobrecarregar muito o seu eletrodoméstico. A água deve circular para permitir a boa diluição e distribuição de suas lavagens e amaciadores. Além disso, as roupas serão muito menos amassadas e muito mais macias graças aos atritos evitados.

PUBLICIDADE

AD
Artigo