Piso de casa está longe de ser algo para trocar toda hora. Por isso, o ideal é cuidar da forma correta para evitar desgastes e custos extras.
João Pedro Lúcio, técnico químico da rede de limpeza Maria Brasileira, conta a Nossa as particularidades do porcelanato, da cerâmica, dos laminados, do mármore e do granito.
A estrutura impermeável não absorve a sujeira e evita manchas. Por esse motivo, é simples limpá-lo. Passe aspirador para tirar a poeira e demais detritos.
Na hora de passar pano umedeça com água e detergente neutro. Passe por toda a superfície. Para tirar o sabão, passe outro pano só com água. Finalize secando com pano de microfibra.
É delicado. Produtos e materiais abrasivos podem manchá-los.
Por isso, não use desinfetante. Siga a mesma dica do parcelanato (acima): sabão neutro e água são suficientes.
Lembra madeira, mas tem manutenção mais simples. Vassouras de cerdas macias são as mais adequadas para tirar o pó. Limpe também com um pano umedecido com a mistura de água e detergente.
Ceras e os polidores não devem ser usados com frequência. Com o tempo, cria-se uma camada "extra" de manchas e oleosidade.
Produtos corrosivos ou ácidos, como limão, acabam com a beleza desses pisos que esbanjam elegância. Na limpeza, use a tradicional mistura de água e detergente neutro.