No mundo surpreendente da novela das sete da Globo, "Volta por Cima", Osmar (interpretado pelo talentoso Milhem Cortaz) está prestes a vivenciar uma reviravolta que deixará a família intrigada e o público grudado na TV. Tudo começa quando ele descobre uma inesperada fortuna deixada por Lindomar. Isso mesmo, enquanto todos pensavam que as dificuldades de Osmar eram intermináveis, o destino decidiu lhe dar uma mãozinha bem generosa.
Osmar, que sempre teve uma queda por encrencas, estava desesperado para quitar sua dívida com Baixinho, um dos personagens mais temidos do universo da novela, interpretado por Rodrigo Garcia.
Enquanto isso, Madalena (interpretada por Jéssica Ellen), sua esperta sobrinha, está de olho no tio. Desconfiada, ela começa a investigar os passos de Osmar, determinada a descobrir qual será seu próximo golpe. E não é que ela estava certa em desconfiar? Em uma reviravolta magnífica, Osmar descobre que Lindomar, antes de morrer, havia jogado na loteria. O bilhete premiado é revelado a ele por Jayme (Juliano Cazarré), e Osmar, sem pensar duas vezes, resgata o prêmio colossal.
Com os bolsos cheios, Osmar planeja pagar sua dívida com Baixinho.
Osmar, para a surpresa de todos, decide ajudar apenas uma pessoa com sua nova fortuna: Tati, interpretada por Bia Santana. A jovem, sem entender o gesto generoso e repentino do tio, compartilha suas preocupações com Madalena. "Ele parece ter ficado rico do dia para a noite!", comenta ela, atiçando ainda mais as suspeitas dentro da família.
Neste enredo cheio de intrigas, surpresas e um tanto de mistério, a cada episódio, a trama se desenrola de forma impressionante, deixando todos querendo saber qual será o próximo passo de Osmar e como Madalena irá reagir a essa fortuna repentina. É um espetáculo de emoções que só a Globo sabe oferecer.