Na segunda-feira, 18 de novembro, durante o "Especial" do Secret Story, com Cristina Ferreira, João Ricardo mostrou-se descontente com uma decisão da produção da TVI e questionou a apresentadora.
Cristina Ferreira começou por dizer: "Leo e Renata, uma vez que representam dois grupos, não se importam de ir até ao confessionário?" João Ricardo mostrou-se revoltado com a decisão: "Qual grupo?", perguntou à apresentadora. "Não se sente representado pela Renata?", questionou Cristina Ferreira.
"Pertence ao grupo azul?", acrescentou a anfitriã. João Ricardo respondeu: "E a Renata representa-me a mim? Por acaso..." "A Renata vai representar-me a fazer o quê? Não, não", referiu depois, abanando a cabeça como forma de sinal negativo.
"O João Ricardo representa o João Ricardo", disse o concorrente. A apresentadora deixou-lhe uma mensagem: "Não se esqueça disso".
Leo e Renata foram escolhidos para responder a algumas perguntas, que tinham como objetivo conseguir pizzas para o jantar dos concorrentes. Leo foi escolhido por ter sido eleito o líder do grupo azul, constituído por Diogo Alexandre, Jéssica, Juliana, Gonçalo e Margarida. Renata é uma das concorrentes que ficou fora deste grupo, sendo, portanto da "oposição".
No final da emissão, Cristina Ferreira deixou uma nova mensagem a João Ricardo: "Às vezes, deixe-se lá ser representado pela Renata".
Nada convencido, João Ricardo tentou contestar a afirmação da apresentadora, que não o deixou falar, uma vez que a emissão do "Especial" ia terminar. Depois de fechar o programa, antes do genérico final, Cristina Ferreira mostra-se descontente. As suas palavras, porém, não são ouvidas, uma vez que o microfone já tinha sido desligado.