O funcionamento do aspersor por gotejamento é simples e utiliza um sistema de tubos flexíveis colocados próximos às raízes das plantas, que liberam a água de forma gradual e constante. O fluxo de água pode ser ajustado de acordo com as necessidades das plantas e as condições climáticas.
O aspersor de gotejamento consome pouca água de forma mais eficiente para cada planta. De fato, o recurso é fornecido diretamente às raízes, reduzindo o desperdício causado pela evaporação e escoamento superficial das águas. Além disso, o gotejamento pode reduzir o risco de doenças das plantas, pois a água é entregue diretamente nas raízes, evitando molhar as folhas e flores. Além disso, o uso excessivo de água pode causar estagnação que favorece patologias nas plantas.
Como fazer você mesmo
O que vamos precisar são duas garrafas plásticas de 500ml cada . Se você tiver uma planta maior, também pode usar garrafas de um litro, dois litros e assim por diante. Com uma tesoura, faça uma incisão cerca de 4 dedos abaixo do gargalo da garrafa e corte apenas uma das garrafas.
A outra você colocará de cabeça para baixo na garrafa previamente cortada. Esta garrafa, cheia de água, servirá de reservatório. Na base da garrafa cortada, faça uma marca com um marcador. Nesse ponto, você vai fazer um furo com a ponta da tesoura. Neste ponto, introduza um tubo flexível no orifício .
No tubo introduza um pouco de arame galvanizado no final do qual você colocará um parafuso. Isso permitirá que o tubo fique um pouco mais rígido.
Coloque a água na garrafa não cortada, coloque-a de cabeça para baixo na garrafa cortada onde você inseriu o tubo e espere alguns segundos: ela começará a pingar. Este aspersor de gotejamento permitirá que você regue por cerca de 120 horas sem parar e terá custado pouco mais de dez centavos para fazer.