Artigo
Família denuncia sumiço de rim após morte de mulher em hospital do DF; Secretaria de Saúde se manifesta
03/06/2024

PUBLICIDADE

Uma família do Distrito Federal está em busca do rim de uma parente que morreu no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), em 31 de março.

Segundo o relato compartilhado pelo Metrópoles neste domingo (2), Emídia Nunes Chavante Oliveira, de 74 anos, não era doadora de órgãos.

De acordo com os familiares da senhora, Emídia foi atendida no HRT no dia 27 de março depois de reclamar de enjoo, tontura e dores na barriga e nas costas.

Três dias depois, ela foi internada e passou por uma tomografia. O exame, além de mostrar que a mulher tinha os “rins tópicos, de contornos, dimensões e atenuações habituais”, também detectou acúmulo de líquido no abdome e na pelve.

PUBLICIDADE

No dia 31 de março, no entanto, a idosa sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito às 02h17. Os parentes falaram que o hospital declarou a causa da morte como infecção urinária.

A certidão de óbito, entretanto, definiu que Emídia faleceu de “peritonite aguda fibrino purulenta, devido a diverticulite perfurada de colo sigmóide, em portador de hipertensão arterial e diabete melito”, uma forma de infecção causada pelo acúmulo de fezes e urina na região abdominal.

Sumiço do rim

Com a morte, a família fez um pedido de necropsia à Secretaria de Saúde mas disse que os funcionários da instituição insinuaram que ela foi vítima de Covid, o que impediria a análise.

Apenas no dia 2 de abril eles conseguiram a liberação do exame, que comprovou a ausência de um rim na mulher.

PUBLICIDADE

Já que Emídia não era doadora de órgãos e os responsáveis por ela não foram procurados para a possibilidade, eles decidiram registrar uma ocorrência na Polícia Civil e solicitar explicações da Secretaria de Saúde.

A família ainda desconfia de que as córneas da mulher também tenham sumido devido a uma suposta movimentação na Central Estadual de Transplante:

“CIHDOTT-Comissão intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos a Transplantes. Acesso prontuário para confecção de relatório da CIHDOTT e encaminho a NOPO-DF”.

Família se manifesta

Os filhos de Emídia estão revoltados pela falta de respostas. Gidália Nunes Oliveira, de 48 anos, pede que providências sejam tomadas.

PUBLICIDADE

, lamentou. O irmão dela, Josué Nunes de Oliveira, de 42 anos, se mostrou preocupado com o destino do órgão. , disse.

, apontou o advogado Kenneth Chavante. Ele acrescentou que houve negligência na forma como a mulher foi tratada no hospital: .

Secretaria de Saúde comenta caso

Em nota ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal afirmou que “a hipótese levantada é de que possa ter ocorrido uma atrofia do órgão devido a um processo infeccioso, comum em pacientes diabéticos com histórico de infecção do trato urinário, o que pode levar à diminuição de volume do rim”.

Segundo a instituição, “não houve sinais de extração do órgão, o que foi confirmado pela ausência de cicatrizes ou evidências cirúrgicas no período da internação, sendo o caso objeto de um inquérito policial que vai apurar o ocorrido”.

PUBLICIDADE

Eles acrescentaram que “a captação de órgãos no Brasil, incluindo rins, só é permitida a partir de um diagnóstico de morte encefálica, o que não foi o caso da senhora Emídia”.

, completou.

Por fim, a Secretaria de Saúde disse que as córneas de Emídia só poderiam ser retiradas caso existisse autorização formal da família (até 2º grau), mediante a assinatura do Termo de Autorização para Doação de Órgãos e Tecidos, com a assinatura de duas testemunhas.

Conforme verificação no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), a paciente não estava registrada como doadora de órgãos ou córneas.

, finalizou.

PUBLICIDADE

Perda de Susana Vieira, diagnosticada com câncer, comove fãs: ‘Saudades eternas’
08/09/2024
Um mês antes de você sentir um ataque cardíaco seu corpo vai dar sinais e aqui estão os 6 sinais que você deve se preocupar
08/09/2024
Humor: Cão ganha placa de portão inusitada para avisar pedestres que ele é bravo
08/09/2024
MOFO PRETO IRRITANTE NOS CANTOS DO CHUVEIRO: VEJA COMO REMOVÊ-LO EM 5 MINUTOS
08/09/2024
Eterno Cabeção de 'Malhação', Sérgio Hondjakoff surge careca
08/09/2024
Angélica se cansa e fala toda a verdade depois de seu filho ter assumido que é… Ver mais
08/09/2024
Pãozinho de Fubá, Fica Pronto em 4 Minutos, Não precisa sovar
08/09/2024
Teste e comprove esse geladinho de abacaxi e só rende elogios da sua família!!
08/09/2024
Biscoito de polvilho feito em 5 minutos na panela de pressão
08/09/2024
Filho de Andressa Urach revela perrengue em gravação: 'Um fedor' .... Ver mais
08/09/2024
Madrasta do filho de Marília Mendonça fala dele pela 1ª vez...Ver mais
08/09/2024
Doente, José Mayer foi esquecido pela Globo e abandonado por ‘Amigos’
08/09/2024
Após separação de Diogo Nogueira vir à tona, Paolla Oliveira dispa...ver mais
08/09/2024
Lembra da garotinha que foi humilhada por MC Gui? Respire fundo antes de saber como ela está agora
08/09/2024
Justiça decide e metade da fortuna de Gugu fica para Rose, veja como foi a decisão; assista!
08/09/2024
Fátima Bernardes prova do próprio veneno e namorado é acusado por mulheres
08/09/2024