Ana Maria Braga não é apenas o nome da apresentadora do Mais Você. Nos anos 1970, mais famosa era a atriz homônima que interpretou uma das protagonistas da novela Sem Lenço, Sem Documento (1977), que chega nesta segunda-feira (16) ao Globoplay, pelo projeto Fragmentos. Atualmente, quase 50 anos depois, ela sumiu da TV
Irmã caçula de Sônia Braga e mãe de Alice Braga, duas atrizes brasileiras que despontaram em Hollywood, Ana Braga – como passou a assinar recentemente – se dedicou à mesma carreira desde a adolescência, tendo suas primeiras experiências no teatro, no início da década de 1970.
Quando a irmã já despontava na televisão em novelas como Gabriela (1975) e Saramandaia (1976), Ana Braga foi convocada para ser a protagonista de Sem Lenço, Sem Documento, exibida às 19h.
Na trama, por conta de um boato, Rosário é obrigada a deixar sua cidade natal, Olinda, em Pernambuco, para tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde vivem e trabalham suas três irmãs, Cotinha (Ilva Niño), Das Graças (Isabel Ribeiro) e Dorzinha (Arlete Salles).
Foi o único papel da atriz em novelas. Ela ainda fez trabalhos no cinema, em Embalos Alucinantes (1979) e O Beijo da Mulher-Aranha (1985). Depois, ela passou a atuar por trás das câmeras, com montagem de filmes, trabalho que exerce até hoje.
Ana Braga voltou a ser atriz excepcionalmente, quase 25 anos afastada do ofício, no filme Cabeça a Prêmio (2009), em que contracenou com Alice Braga. Elas também viveram mãe e filha na ficção.
Veja fotos recentes de Ana Braga com a filha Alice Braga, publicadas por esta nas redes sociais:
Seis capítulos preservados de Sem Lenço, Sem Documento chegam ao Globoplay pelo projeto Fragmentos, que resgata novelas incompletas do acervo da Globo. Algumas foram perdidas em incêndios nos anos 1970; outras foram apagadas para reutilização das fitas.
A trama tinha entrechos românticos e também explorou problemas típicos das empregadas domésticas, mas não agradou a crítica nem o público. Tanto que, anos mais tarde, Ney Latorraca, que deu vida a um dos personagens principais, definiria a novela em entrevista com “sem lenço, sem documento e sem Ibope”.