Jojo Todynho compartilhou, nesta quarta-feira, seu 'antes e depois' da bariátrica, com 53 kg a menos. Na legenda, a cantora afirma estar 'evoluindo' e vivendo seu processo. Renata Branco, sua nutricionista, revela, em entrevista à ELA, as particularidades de sua dieta e destaca importância da suplementação no período pós-operatório.
A nutricionista explica que, para uma recuperação saudável e prevenção de possíveis complicações nutricionais, a pessoa bariatrizada deve ter uma série de cuidados por toda a vida, devido às alterações que o procedimento ocasiona no organismo.
"Não apenas na cirurgia de Bypass, como na sleeve, ocorre a alteração na anatomia do estômago.
Ela explica também que a dieta pós-bariátrica deve ter muita proteína não só nas refeições, mas por meio de suplementos. "Pacientes operados reduzem muito a quantidade de comida e os alimentos proteicos saciam mais", comenta, destacando que os malefícios da deficiência proteica: "pode gerar falta de saciedade, diminuição do rendimento na atividade física, perda de massa muscular, deficiência de colágeno, flacidez, queda de cabelo, unha fraca, fadiga e alterações cardiometabólicas.”
Para suprir essa necessidade proteica, Renata recomenda a suplementação com whey protein e explica características que produto deve ter: "perfil nutricional que atenda ao bariátrico, com menor concentração de caseína, quantidade de compostos bioativos, presença de lactoferrina e lactoglobulina que auxiliam na imunidade e infecções virais, baixo teor de carboidrato, gordura e sódio”.