Um avião caça F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) sofreu um acidente nesta terça-feira (22), caindo no município de Parnamirim, localizado na Grande Natal, enquanto participava de um exercício aéreo.
Detalhes do incidente
O piloto conseguiu se ejetar da aeronave antes da queda. Em comunicado, a FAB informou que ele foi resgatado por uma equipe de salvamento, sem, no entanto, especificar se houve ferimentos.
Após colidir com o solo, o caça explodiu. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma grande quantidade de fumaça no local do impacto. O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte também informou que atuou no combate a um incêndio em uma área de vegetação na comunidade de Pium, causado pelo acidente.
Local da queda
A aeronave caiu em uma região de mata, nas proximidades de vários condomínios residenciais, mas até o momento, não há relatos de feridos entre moradores. Inicialmente, os bombeiros concentraram seus esforços no controle das chamas na aeronave, e depois passaram a conter o fogo na vegetação para impedir que o incêndio se alastrasse para áreas vizinhas.
Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que continua monitorando a situação, com o objetivo de garantir a segurança da população e prevenir novos focos de incêndio.
Investigação do acidente
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e investigará as causas do acidente.
Contexto do treinamento
O caça acidentado estava envolvido nos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, também conhecida como Cruzex, que reúne diversas aeronaves da FAB na Base Aérea de Natal. Esse evento, que acontece desde 2002, tem como objetivo o treinamento conjunto em cenários de conflito, promovendo a troca de experiências entre países participantes.
A edição de 2024 da Cruzex está prevista para ocorrer entre os dias 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal. Segundo a FAB, o exercício contará com a participação de 16 países, mais de 2 mil militares e cerca de 100 aeronaves, tanto do Brasil quanto de nações estrangeiras.
Maior exercício multinacional da América Latina
A Cruzex é o maior treinamento de guerra multinacional da América Latina. Para esta edição, estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com missões diversas, como ataque ao solo, combate aéreo, escolta e reabastecimento em voo. Entre os países participantes estão Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.