Jogador uruguaio faleceu em São Paulo após entrar em campo no Morumbis.
O jogador uruguaio Juan Manuel Izquierdo, ex-Nacional, faleceu nesta terça-feira (27) aos 27 anos. O zagueiro teve uma arritmia cardíaca durante a partida da Libertadores contra o São Paulo no Morumbis, na última quinta-feira (22) Ele foi conduzido para o Hospital Israelita Albert Einstein. Após ser liberado do estádio, o jogador também teve uma parada cardíaca.
Izquierdo estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde que colapsou em campo. Em boletim médico recente, foi revelado que o jogador chegou à emergência em parada cardíaca, secundária a arritmia, sofrida ainda em campo. Na última atualização do estado de saúde do zagueiro, o hospital informou que Izquierdo foi submetido a novos exames, que constataram progressão do comprometimento da função cerebral e aumento da pressão intracraniana.
"Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável. Descanse em paz. Juan estará para sempre conosco", diz a nota divulgada pelo time nas redes sociais.
O zagueiro precisou ser socorrido dentro de campo e levado com arritmia cardíaca para o hospital no segundo tempo da partida pelas oitavas de final da competição.
Em boletim médico divulgado domingo (25), a equipe médica que Juan Izquierdo estava entubado e com "progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana", o hospital.
Comprovação de saúde e histórico de saúde.
Em 2014, quando fazia parte do elenco do Atlético Cerro, foi identificada uma pequena oscilação cardíaca. Durante sua participação no programa "Minuto 1" da rádio Carve Deportiva do Uruguai, o secretário nacional de Esporte, Sebastián Bauzá, discutiu o problema.
Segundo o secretário, o jogador foi informado da condição. Na época, Izquierdo tinha 17 anos e passou por um eletrocardiograma através do programa de governo "Gol para o Futuro", que trabalha com as categorias de base de todos os clubes do país, desde 2009.
Enquanto isso, Alejandro Balbi, o líder do clube uruguaio, afirmou que os exames de Izquierdo sempre foram regulares. O dirigente disse que o jogador não tem histórico de problemas cardíacos.
Não, nunca teve nenhum problema cardíaco anteriormente. Os exames sempre foram normais, sem nenhum incidente cardíaco.
Alejandro Balbi, após o jogo contra o São Paulo no MorumBis