Avião de Lula enfrenta problemas técnicos após decolar do México e terá de retornar ao aeroporto; presidente trocará de aeronave.
Na tarde desta terça-feira (1º/10), o avião do presidente Lula enfrentou uma falha técnica logo após decolar do aeroporto internacional da Cidade do México, com destino ao Brasil.
Devido ao problema, a aeronave precisará voltar ao aeroporto. Para isso, está realizando manobras no espaço aéreo mexicano para reduzir o combustível, garantindo um pouso seguro.
Conforme informações do Palácio do Planalto, após a aterrissagem, Lula irá trocar de avião e embarcará em uma aeronave de apoio em direção a Brasília ainda hoje.
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota informando que a aeronave presidencial apresentou "um problema técnico" após a decolagem e que os pilotos estão aguardando o "consumo de combustível necessário" para realizar o retorno.
"A aeronave presidencial VC-1, que transporta o presidente da República no percurso entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso e os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornar ao mesmo aeroporto de decolagem, onde ocorrerá a troca de aeronave e o regresso a Brasília."
A aeronave presidencial decolou do aeroporto internacional General Felipe Ángeles, na Cidade do México, às 14h19, horário local, correspondente a 17h19 no horário de Brasília. Desde então, está sobrevoando a área mexicana.
Lula estava no México desde domingo (29/9) para participar da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum, que ocorreu na manhã desta terça-feira. O presidente é acompanhado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e por alguns de seus ministros, incluindo o chanceler Mauro Vieira.
A informação é que a aeronave está rodando no espaço, dando várias voltas no espaço do México para gastar combustível. Lula e Janja está a bordo.