Quem era Carlota Portella grande nome da Globo?
Carlota Portella começou seus estudos aos 6 anos, aprendendo clássico no Rio de Janeiro. Mais tarde, ela se apaixonou e passou um ano na Academie Internationale para aprofundar seus conhecimentos. Ao retornar ao Brasil, continuou sua formação.
Carlota se tornou uma renomada professora, desempenhando um papel crucial na formação e no desenvolvimento da cena no Rio de Janeiro. Em 1976, ela recebeu uma bolsa de estudos da UNESCO para participar de um curso de Animação e Administração Cultural de Paris.
Ela também teve a oportunidade de estudar na Mudra, escola fundada por Maurice Béjart, no London Dance Center, e na Escola Rosella Hightower, em Cannes
Mas neste Sábado ela nos deixou
A coreógrafa Carlota Portella faleceu neste sábado (31), aos 74 anos. A notícia foi confirmada pela escola de dança que ela fundou, embora a causa da morte não tenha sido divulgada.
Carlota Portella foi um dos grandes nomes da dança no Rio de Janeiro. Ela se destacou como coreógrafa da abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, realizados na cidade, e como jurada do quadro "Dança dos Famosos", na TV Globo. Sua carreira foi marcada por uma dedicação inabalável à dança, na qual formou inúmeros profissionais. Carlota começou a estudar balé clássico aos oito anos de idade, construindo uma trajetória que deixou um legado significativo na arte da dança.
Carlota Portella, uma figura marcante no cenário da dança, estreou seu primeiro espetáculo, "Vacilou, dançou", em 1981.
"Melhor Iluminador”, “Melhores figurinos” e “Melhor Coreógrafa”. Carlota Portella recebe inúmeros convites para fazer parte de banca de jurados nos mais importantes festivais de dança nacionais. Em 1999, criou o ballet “GRITO” inspirado na obra de Nelson Rodrigues, que foi selecionado para se apresentar em 2000 na VIII Rencontres Chorégraphiques de Seine-Saint Denis em Paris. Com esse trabalho se apresentou, entre 2000 e 2003, na Itália, Alemanha e México, além de ter circulado por diversos estados no Brasil.