A derrota de Vinícius Júnior na disputa pela Bola de Ouro 2024 surpreendeu muitos no mundo do futebol, especialmente entre torcedores e jogadores brasileiros, que expressaram suas reações nas redes sociais após o espanhol Rodri ser premiado pela revista *France Football* como o melhor jogador do mundo.
Alguns fatores ajudam a entender por que Vinícius Júnior não conquistou o troféu. Abaixo, destacamos cinco pontos que esclarecem a polêmica em torno do atacante do Real Madrid e a Bola de Ouro 2024.
Um dos fatores apontados por torcedores para a derrota de Vinícius Júnior é o racismo. Vítima de diversos insultos racistas nas últimas temporadas da LaLiga, o brasileiro tem se destacado como uma voz ativa na denúncia desse tipo de comportamento nos estádios espanhóis — e na Europa de modo geral.
Em entrevista recente à CNN, Vinícius comentou que "se a situação do racismo na Espanha não mudar até 2030, a Copa do Mundo terá que ser realizada em outro lugar". Espanha, Marrocos e Portugal foram escolhidos como sedes da Copa do Mundo de 2030, com Argentina, Paraguai e Uruguai recebendo alguns jogos da fase de grupos.
A declaração de Vinícius Júnior não foi bem recebida em alguns setores da sociedade e do futebol. O prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, chegou a solicitar uma retratação do jogador. Além disso, o jornalista Edu Aguirre, do popular programa esportivo *El Chiringuito*, comentou: “Dói que um jogador do Real Madrid considere tirar o Mundial da Espanha”.
No próximo sábado (2), o Real Madrid enfrentará o Valencia no Estádio Mestalla, em partida válida pela LaLiga.
A eleição para a Bola de Ouro é decidida por um colégio eleitoral composto por 100 jornalistas, representando cada um dos 100 primeiros países no ranking da FIFA.
Além de sua luta contra o racismo, outra atitude de Vinícius Júnior que gera críticas na Europa é seu comportamento em campo. Para muitos, o atacante do Real Madrid adota uma postura provocadora, além de reclamar frequentemente com os árbitros e se jogar demais nas disputas.
Nesta segunda-feira (28), antes mesmo da premiação em Paris, um colunista do *Sport*, importante jornal esportivo espanhol, publicou um texto destacando como a vitória de Rodri representaria o “triunfo da Bola de Ouro dos valores”.
“Uma decisão acertadíssima, se confirmada, de entregar o prêmio ao meio-campista. Uma lição para Vinícius: aqui não vale somente ganhar e fazer gols”, escreveu Lluis Miguelsanz no site do *Sport*. O colunista completou: “Suas constantes reclamações e provocações, seus atos reprováveis em campo e a sensação de que ele não aprende certamente tiraram votos [de Vinícius Júnior]”.
Enquanto Rodri conquistou o título da Eurocopa com a Espanha, que se tornou a primeira seleção a alcançar o tetracampeonato europeu, Vinícius Júnior teve uma campanha discreta na Copa América deste ano.
A Seleção Brasileira, comandada por Dorival Júnior, teve um desempenho abaixo das expectativas e foi eliminada pelo Uruguai nas quartas de final, em uma disputa de pênaltis.
O chefe da premiação da Bola de Ouro, Vincent Garcia, comentou após o evento desta segunda-feira um dos motivos que podem ter influenciado na derrota de Vinícius Júnior para o título de melhor jogador do mundo.
“Vinícius certamente foi prejudicado pela presença de Bellingham e Carvajal no Top 5, pois, matematicamente, isso lhe custou alguns pontos. Isso também reflete a temporada do Real Madrid, que contou com três ou quatro jogadores no páreo e acabou dividindo as escolhas dos jurados, o que acabou favorecendo Rodri”, explicou Garcia.
A ausência de representantes do Real Madrid na cerimônia da Bola de Ouro não foi uma causa, mas sim uma consequência da derrota de Vinícius Júnior na premiação.
Nesta segunda-feira, ao ser informado nos bastidores de que o atacante não seria eleito o melhor jogador do mundo, o clube espanhol decidiu cancelar o voo que levaria uma delegação de cerca de 50 pessoas a Paris. Além disso, o Real Madrid também interrompeu a transmissão ao vivo que estava programada na TV oficial do clube.